quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Natal

Inicia-se no dia 24 de dezembro e conclui-se com a festa do Batismo do Senhor, a ser celebrada no dia 11 de janeiro.

A celebração do Natal dura oito dias. No domingo dentro da oitava, dia 28 de dezembro, celebra-se a festa da Sagrada Família. No dia 1º de janeiro, oitavo dia do Natal, celebra-se a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Nesse dia também se celebra o Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa Paulo VI e celebrada pela primeira vez em 1968, com o objetivo de dedicar o primeiro dia do ano à reflexão e à oração pela paz no mundo. 

A solenidade da Epifania do Senhor é celebrada, no Brasil, no dia 4 de janeiro. E no dia 11, a festa do Batismo de Jesus encerra o Tempo do Natal.

Encerrado o tempo natalino, inicia-se o primeiro momento do Tempo Comum, quando são celebrados os momentos iniciais da atividade pública de Jesus.

Para entendermos a história do natal temos que buscar a origem da palavra natal. Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus.

Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado de 'Noite Bendita'.

"De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano.

 No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação")

 Feliz Natal e um
próspero ano novo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário